Sábado – Pense por si

Cientistas portugueses querem 'acordar' células para melhorar eficácia de antibióticos

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 19 de setembro de 2023 às 20:00

Em Portugal, o consumo excessivo de antibióticos contribui para uma crescente ineficácia destes medicamentos. Um grupo de cientistas quer agora utilizar um vírus para reativar células humanas 'adormecidas' e melhorar a resposta a este tipo de fármacos.

Em Portugal, a utilização excessiva de antibióticos tem feito com que algumas bactérias se habituem a certos medicamentos, reduzindo assim a sua eficácia. o que se torna grave especialmente durante tratamentos. Agora, um grupo de investigadores do Centro de Engenharia Biológica (CEB), da Universidade do Minho, quer utilizar o vírus fagos para ativar células humanas "adormecidas" e assim melhorar a resposta e a eficácia a este tipo de medicamentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.