Sábado – Pense por si

"As universidades devem repensar os seus currículos no sentido de abraçar a IA"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 19 de setembro de 2023 às 20:00

As universidades portuguesas veem no ChatGPT uma ferramenta útil para complementar a aprendizagem e não um inimigo ao ensino. E há até professores que aceitam que seja usada nos testes.

A inteligência artificial (IA) é uma oportunidade ou uma ameaça à academia? As opiniões diferem e um consenso parece longe de ser atingido. Há quem acredite que o papel dos docentes é preparar os alunos para o "mundo real", no qual existem estas ferramentas, e aqueles que olham, para a universidade como um mundo onde se deve avaliar os conhecimentos do aluno e não a sua capacidade de utilizar uma ferramenta de large language model (LLM - criadores de texto, como o ChatGPT). Mas a verdade é que a inteligência artificial chegou à academia e as faculdades tiveram de decidir como lidar com ela.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.