NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Empresa defende que acordo não é uma admissão de culpa e continua a insistir que o pó de talco "é seguro", apesar de ter retirado o produto do mercado norte-americano por conter amianto e causar cancro nos ovários.
A Johnson & Johnson propôs 8,9 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros) para pôr fim a todos os processos nos EUA sobre a venda de pó de talco suspeito de causar cancro.
REUTERS/Mike Segar
O acordo, que ainda requer a aprovação do tribunal, "vai resolver justa e eficazmente todas as queixas" de que o talco da farmacêutica norte-americana contém amianto e causa cancro nos ovários, disse a empresa, na terça-feira.
A Johnson & Johnson afirmou que o acordo não é uma admissão de culpa, e continua a insistir que o pó de talco "é seguro", apesar de ter retirado o produto do mercado norte-americano.
O acordo, que pode ser pago por uma filial durante 25 anos, destina-se a "resolver todas as reivindicações atuais e futuras" sobre o pó de talco, de acordo com uma declaração.
A empresa disse que mais de 60 mil queixosos tinham concordado com tal resolução.
"A empresa continua a acreditar que estas queixas são infundadas e carecem de mérito científico", disse um funcionário jurídico da Johnson, citado na declaração. Mas o acordo vai permitir "que os queixosos sejam compensados em tempo útil", sublinhou.
Em junho de 2021 e depois de anos de litígio, a Johnson & Johnson foi finalmente condenada a pagar 2,1 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) em indemnizações.
Um tribunal de recurso do estado norte-americano de Missouri concluiu que a Johnson & Johnson tinha "vendido conscientemente produtos contendo amianto aos consumidores", causando "graves problemas físicos, mentais e emocionais".
Em maio de 2020, e apesar de garantir estar inocente, a Johnson & Johnson anunciou que ia deixar de vender o pó de talco nos Estados Unidos e no Canadá, onde as vendas diminuíram devido à mudança de hábitos e à desconfiança em relação ao produto.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres