Secções
Entrar

Mortes e casos de covid-19 caem 80% após vacinação

Leonor Riso 15 de maio de 2021 às 17:39

A conclusão é de um estudo conduzido em Itália acerca do impacto da vacina da Pfizer, Moderna e AstraZeneca nos vacinados.

O surgimento de covid-19 em adultos de todas as idades cai 80% cinco semanas depois de ser administrada a primeira dose da vacina da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca, de acordo com um estudo publicado este sábado, dia 15 de maio. 

O primeiro estudo realizado por um país da União Europeia sobre o impacto da campanha de imunização decorreu em Itália, sob chefia do Instituto Nacional de Saúde (ISS) e do Ministério da Saúde. Partiu de dados recolhidos junto dos 13.7 milhões de pessoas vacinadas em todo o país. 

REUTERS/Ciro De Luca

Os cientistas começaram a estudar os dados recolhidos desde que a campanha de vacinação em Itália arrancou, em 27 de dezembro de 2020, até 3 de maio de 2021.

A análise demonstrou que o risco de infeção, hospitalização e morte devido à covid-19 desce progressivamente duas semanas depois da vacinação inicial. 

"35 dias depois da primeira dose, existe uma redução de 80% nas infeções, de 90% nas hospitalizações, e 95% nas mortes", avançou o Instituto Nacional de Saúde, acrescentando que o mesmo padrão tinha sido verificado em homens e mulheres, de diferentes idades. "Estes dados confirmam a eficácia da campanha de vacinação e a necessidade para se alcançar uma grande cobertura em toda a população rapidamente para terminar a emergência", defendeu o presidente do ISS, Silvio Brusaferro, num comunicado. 

Entre os quase 14 milhões de pessoas incluídas no estudo italiano, 95% dos que tinham tomado as vacinas da Pfizer e Moderna tinham a vacinação completa, ao passo que nenhuma das pessoas que tomou a vacina da AstraZeneca tinha tomado segunda dose. 

Até agora, Itália tem seguido as recomendações das farmacêuticas, administrando uma segunda dose da vacina da Pfizer três semanas depois da primeira e uma segunda dose da vacina da Moderna quatro semanas depois. A segunda dose da vacina da AstraZeneca é dada 12 semanas depois da primeira. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela