Susana Coroado
Susana Coroado Investigadora

A legitimidade democrática de nomeações opacas

Num momento em que assistimos a quedas na confiança dos cidadãos nas instituições e a uma vaga de retrocessos democráticos e atentados contra o estado de direito, o reforço da transparência, legitimidade democrática e proximidade das instituições aos cidadãos é bem-vinda e absolutamente necessária. 

João Leão e a integridade da lei

Ainda que não seja ilegal, até porque à luz da lei muito poucas práticas são ilegais, o caso João Leão – a que se somam muitos outros e mais se somaram – é pouco ético e, pior, suscita muitas dúvidas sobre a lisura da decisão.

Rendeiro, offshores e as eleições

Se a fuga de Rendeiro e a sua subsequente captura são méritos e desméritos do sistema judicial, os mecanismos que facilitaram a ocultação e a colocação em porto seguro dos proveitos dos crimes podem e devem ser tema de debate político.

AMT e Ana Paula Vitorino

Quando um governo nomeia um administrador com ligações partidárias está a minar, através da prática, o que a lei faz questão de assegurar – a separação entre o executivo e a autoridade de regulação.

Corrupção: Faz o que digo, não o que eu faço

Na estratégia de combate à corrupção, o governo vai impor – e bem – que entidades públicas e privadas tenham em vigor um conjunto de instrumentos que regulem condutas e minimizem riscos de corrupção, como códigos de conduta, planos de prevenção da corrupção e canais seguros de denúncia.

Escapatória Política

Temo que esteja a ser criada uma cerca sanitária em torno de José Sócrates, de forma a higienizar o resto da classe política: "Sócrates é a encarnação do mal da vida política, enganou-nos a todos, é a maçã podre do sistema."

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana