Sábado – Pense por si

Susana Coroado
Susana Coroado Investigadora
21 de julho de 2021 às 18:00

O branqueamento dos figurões

Todas estas investigações misturam banca, política, offshores, enriquecimento rápido e aparentemente injustificado, redes de intermediários e uma ascensão social e mediática meteórica.

As recentes investigações judiciais e jornalísticas a José Berardo, Luís Filipe Vieira e Isabel dos Santos são fábulas exemplares que ilustram todos os ingredientes necessários a um golpe, seja ele a um banco, a um clube ou a um país. Todas estas investigações misturam banca, política, offshores, enriquecimento rápido e aparentemente injustificado, redes de intermediários e uma ascensão social e mediática meteórica. Três figurões que, nos seus tempos de glória, investiam em massa e populavam programas de televisão, jornais e revistas, eventos públicos e semi-públicos, inaugurações com pompa e circunstância. Enfim, do nada passaram a estar em todo o lado. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.