Sábado – Pense por si

Susana Coroado
Susana Coroado Investigadora
21 de julho de 2021 às 18:00

O branqueamento dos figurões

Todas estas investigações misturam banca, política, offshores, enriquecimento rápido e aparentemente injustificado, redes de intermediários e uma ascensão social e mediática meteórica.

As recentes investigações judiciais e jornalísticas a José Berardo, Luís Filipe Vieira e Isabel dos Santos são fábulas exemplares que ilustram todos os ingredientes necessários a um golpe, seja ele a um banco, a um clube ou a um país. Todas estas investigações misturam banca, política, offshores, enriquecimento rápido e aparentemente injustificado, redes de intermediários e uma ascensão social e mediática meteórica. Três figurões que, nos seus tempos de glória, investiam em massa e populavam programas de televisão, jornais e revistas, eventos públicos e semi-públicos, inaugurações com pompa e circunstância. Enfim, do nada passaram a estar em todo o lado. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.