Sábado – Pense por si

Susana Coroado
Susana Coroado Investigadora
06 de janeiro de 2023 às 14:36

O pré-escrutínio dos governantes

Um eventual escrutínio dos membros do governo não precisaria de ser tão formal, até porque os governos são alargados e o processo de tomada de posse mais rápido e simultâneo. Pode, por exemplo, passar pelas estruturas do partido do governo ou por uma pequena equipa do Primeiro-Ministro que faça uma investigação rápida ou mantenha uma conversa com a pessoa em questão para despistar potenciais problemas.

Impulsionado pelo caso do (ex) Secretário de EstadoMiguel Alves, um dos aspectos que suscitou mais interesse no estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos que o Luís de Sousa e eu coordenámos sobreÉtica na Políticafoi o do escrutínio prévio dos governantes. A polémica da indeminização milionária à (ex) Secretária de EstadoAlexandra Reisveio relançar o tema após a pausa do Natal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.