Sábado – Pense por si

Susana Coroado
Susana Coroado Investigadora
18 de novembro de 2021 às 20:00

Corrupção na Defesa e o equívoco do MNE

Em primeiro lugar, os equívocos sobre a Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC). Das cerca de 70 medidas previstas na estratégia, nenhuma diz respeito à Defesa, pelo que é no mínimo inútil fazer-lhe referência neste caso.

Foi publicado esta semana oGovernment Defence Integrity Index(GDI) 2020 da Transparência Internacional, movimento cujo capítulo nacional eu presido. O índice avalia, a nível global, a qualidade dos controlos institucionais para gerir riscos de corrupção nas instituições de defesa e segurança. Os resultados, consultáveisaqui, mostram que Portugal está no grupo de países com risco elevado de corrupção no sector da Defesa, com 44 pontos em 100, abaixo da média europeia (59/100). Não é a primeira vez que o índice é publicado, mas considerando os mais recentes escândalos no exército português, os resultados deste ano causaram impacto ao mais alto nível.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.