Dos 16 compositores a concurso no Festival da Canção, 14 foram convidados pela RTP enquanto dois resultaram de concursos promovidos pela Antena 1.
Calema, Conan Osíris, Ana Cláudia, João Dungo, Filipe Keil, Ela Limão, Soraia Tavares e Matay são os intérpretes da primeira semifinal do Festival da Canção 2019, cuja final decorre a 02 de março, em Portimão, foi hoje anunciado.
O anúncio foi feito hoje, numa conferência de imprensa em Lisboa, pelo presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis.
Já a segunda semifinal, no dia 23 de fevereiro, terá como intérpretes Lara Laquiz, Madrepaz, Mariana Bragada, Dan Riverman, NBC, Mila Dores, Marlon e Surma.
Calema, Conan Osíris, Filipe Keil, Mariana Bragada, NBC e Surma interpretarão temas compostos pelos próprios.
Já Ana Cláudia interpretará um tema composto pelos D´Alva, João Dungo cantará a composição dos D.A.M.A e Francisco Clode, Ela Limão a de Flak, Soraia Tavares a de Lura e Matay a de Tiago Machado.
Na segunda semifinal, Lara Laquiz interpretará o tema composto por André Tentúgal, os Madrepaz o de Frankie Chavez, Dan Riverman o de Miguel Guedes, Mila Dores a composição de Rui Maia e Marlon a canção composta por Pedro Pode.
A primeira semifinal será apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, a segunda por Jorge Gabriel e José Carlos Malato, enquanto a final terá como apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.
A partir de hoje, os 16 temas concorrentes às duas semifinais estão disponíveis no 'site' da RTP em pequenos vídeos que incluem também a letra da canção.
Dos 16 compositores a concurso, 14 foram convidados pela RTP enquanto dois resultaram de concursos promovidos pela Antena 1, um deles através do programa "Masterclass" e aberto a quem não tenha até aqui música editada, o outro através de um concurso de livre submissão pública.
Portimão é a segunda cidade a acolher uma final do Festival da Canção, depois de Guimarães na edição de 2018, prosseguindo um desígnio de descentralização, referiu Gonçalo Reis.
"O papel da RTP também é mostrar que há valências dispersas pelo país com capacidade para acolher acontecimentos deste tipo", justificou.
Reposicionamento de um produto "tradicional, que é uma imagem de marca da RTP, mas que foi alterado para muito melhor" é, também segundo Gonçalo Reis, outra marca do festival.
Tal como a "ambição", referiu o administrador, exortando os participantes a prepararem uma candidatura para "ganhar" para assim Portugal poder equacionar "bisar e organizar o festival em 2020".
Para as semifinais, a RTP convidou dois grupos para recuperarem canções do certame desde os anos 1960 até à atualidade.
Na primeira semifinal, o grupo convidado a alterar as canções foi o Cais do Sodré Funk Connection, enquanto as que serão cantadas na segunda semifinal são tratadas pela Kumpania Algazarra.
Conheça todas as canções:
Calema - A Dois
Conan Osíris - Telemóveis
D'Alva - Inércia
João Campos - É o Que É
Filipe Keil - Hoje
Ela Limão - Mais Brilhante que Mil Sóis
Soraia Tavares - O Meu Sonho
Matay - Perfeito
Lara Laquiz - O Lugar
Madrepaz - Mundo a Mudar
Mariana Bragada - Mar Doce
Dan Riverman - Lava
NBC - Igual a Ti
Mila Dores - Debaixo do Luar
Surma - Pugna
Todos os intérpretes e canções do Festival da Canção 2019
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"