O pontífice, que sempre foi sensível às questões ecológicas e aos assuntos relacionados com a defesa do ambiente, incentivou pais e professores a apoiarem o compromisso dos jovens na defesa do planeta.
O Papa Francisco salientou este sábado o papel "de vanguarda" dos jovens na defesa e na preservação do meio ambiente, frisando que os adultos podem aprender com estes como cuidar melhor da natureza. O pontífice falava durante uma audiência no Vaticano com milhares de estudantes e de professores que participaram num encontro mundial dedicado ao ambiente e às questões ecológicas.
"Nós, os adultos, podemos aprender com os jovens que, em tudo o que está relacionado com a proteção da natureza, estão na vanguarda", declarou Francisco. A audiência no Vaticano foi o ponto final de um encontro mundial, intitulado "Io posso" ("Eu posso", na tradução em português), organizado por uma rede de escolas católicas que reuniu cerca de 4000 jovens de todo o mundo.
Durante o encontro, os jovens analisaram a encíclica do Papa Francisco dedicada ao meio ambiente "Laudato Si", apresentada em 2015. O pontífice, que sempre foi sensível às questões ecológicas e aos assuntos relacionados com a defesa do ambiente, incentivou pais e professores a apoiarem o compromisso dos jovens na defesa do planeta.
"Queridos rapazes e raparigas, vejo em vós uma confiança corajosa. Sim, a confiança e a coragem de um projeto para uma melhoria ambiental e social cada vez mais concreto, que pode deixar uma marca", enalteceu o Papa. Dirigindo-se diretamente aos jovens, Francisco salientou que eles estão a fazer "a escolha certa". "Desviaram o vosso olhar do ecrã do telemóvel e arregaçaram as mangas para se colocarem ao serviço da comunidade", destacou ainda.
Desde agosto de 2018, milhares de estudantes têm participado numa greve climática global, sempre à sexta-feira, que já envolveu jovens de 6,6 mil cidades de 223 países, segundo o 'site' oficial do movimento. Na sexta-feira, e a poucos dias do arranque em Madrid (Espanha) da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), a luta pela justiça climática voltou a juntar, pela quarta vez, em Lisboa cerca de duas mil pessoas, na sua maioria jovens.
Papa diz que adultos devem seguir exemplo dos jovens na defesa do ambiente
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.