Sábado – Pense por si

Os documentos que garantiram a Roman Abramovich a nacionalidade portuguesa

Diogo Barreto
Diogo Barreto 07 de abril de 2022 às 20:00

O oligarca russo naturalizou-se ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita. A origem do seu nome, a história da família e uma entrevista foram os documentos considerados.

Demorou 18 meses, mas no final, Roman Abramovich conseguiu o que pretendia: a nacionalidade portuguesa. O oligarca russo naturalizou-se ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita, tendo apresentado provas de como tinha direito a essa mesma cidadania. Os documentos foram aprovados por dois influentes rabinos: Alexander Boroda, da Federação das Comunidades Judaicas da Rússia, e por Daniel Litvak, da Comunidade Judaica do Porto (CJP). Os documentos utilizados para lhe garantir a cidadaniaforam leakados na Internet esta semana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.