Sábado – Pense por si

O novo vizinho é um urso polar

Vanda Marques
Vanda Marques 08 de janeiro de 2025 às 23:00

Com o aquecimento global, a vida na cidade de Churchill, no Canadá, está a tornar-se mais arriscada. O maior predador terrestre do planeta passa cada vez mais tempo nas redondezas.

Se fosse uma pergunta de escolha múltipla dificilmente acertaria. Não acredita? Então vamos tentar. Está a passear em Churchill, no Canadá, e encontra na rua um urso polar, o que deve fazer? Hipótese 1: telefonar à polícia; hipótese 2: dar um murro no nariz do animal e hipótese 3: fugir. A maioria de nós teria corrido a sete pés, mas há um problema com esta resposta. Os ursos polares são bons corredores e podem atingir 40 km/h. A resposta certa, aprendem as crianças canadianas na escola da região, é dar um murro no nariz do animal. “Os ursos polares têm um nariz muito sensível – ele vai desaparecer a correr”, explicou uma adolescente de 13 anos ao jornalista da BBC que visitou a aldeia. Na escola têm de aprender a lidar com estes animais que são os seus vizinhos e que, com o degelo – provocado pelo aquecimento global –, passam cada vez mais tempo em Churchill.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.