Sábado – Pense por si

O sonho delas era serem avós

Liliana Garcia 08 de janeiro de 2025 às 23:00

Sempre imaginaram ter netos, mas isso não aconteceu. Três reformadas partilham a frustração de não ver a família crescer, mas também como lidam, de forma positiva, com o colo vazio.

As crianças faziam parte do quotidiano de Isabel Martins, até ao dia em que entrou na reforma. Esta antiga educadora de infância, de 71 anos, sonha agora com o momento em que venha a tornar-se avó, mas esse desejo está longe de se realizar. Só tem um filho, de 37 anos, que terminou há pouco tempo um namoro de um ano. Músico, empresário na área da restauração e gerente de um bar em Lisboa, F. não encontrou ainda a estabilidade na vida amorosa que lhe permitisse pensar sequer em ser pai. Para grande pena da mãe. “Uma pessoa que gosta tanto de crianças como eu, sonha ser avó, mas tenho consciência de que hoje os jovens querem ser pais mais tarde”, desabafa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.