Sábado – Pense por si

O sonho delas era serem avós

Liliana Garcia 08 de janeiro de 2025 às 23:00

Sempre imaginaram ter netos, mas isso não aconteceu. Três reformadas partilham a frustração de não ver a família crescer, mas também como lidam, de forma positiva, com o colo vazio.

As crianças faziam parte do quotidiano de Isabel Martins, até ao dia em que entrou na reforma. Esta antiga educadora de infância, de 71 anos, sonha agora com o momento em que venha a tornar-se avó, mas esse desejo está longe de se realizar. Só tem um filho, de 37 anos, que terminou há pouco tempo um namoro de um ano. Músico, empresário na área da restauração e gerente de um bar em Lisboa, F. não encontrou ainda a estabilidade na vida amorosa que lhe permitisse pensar sequer em ser pai. Para grande pena da mãe. “Uma pessoa que gosta tanto de crianças como eu, sonha ser avó, mas tenho consciência de que hoje os jovens querem ser pais mais tarde”, desabafa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro