Sábado – Pense por si

Dicas para se proteger das burlas online

Rita Rato Nunes , Susana Lúcio 08 de janeiro de 2025 às 23:00

A transição de parte da nossa vida para o mundo digital é imparável e inevitável. Por isso, há que aprender a reconhecer o perigo, conhecendo os vários tipos de ameaças e as formas de nos precavermos.

Atendendo às ameaças, o mundo parece ser um local assustador, mas não tem de ser. “O ideal é ter, no digital, o comportamento que teria na rua”, diz Carolina Soares, gestora da Linha Internet Segura da APAV. “Numa loja física não entregamos o nosso cartão de crédito ao lojista e estranhamos se alguém que não conhecemos começa a fazer-nos perguntas”, exemplifica.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro