Sábado – Pense por si

O atleta mais rico da História era português

Vanda Marques
Vanda Marques 30 de setembro de 2023 às 18:00

Nasceu há mais de 1900 anos e foi uma celebridade do Império Romano. Caio Diocles tinha uma fortuna de 15 mil milhões de euros, mas pouco se sabe da sua vida.

Quando o lenço branco era atirado ao chão, começava a corrida. Divididos em quatro equipas, os corredores de quadrigas eram os atletas mais admirados no Império Romano. As multidões vibravam com os vencedores, mas sobretudo com as quedas. “Eram muito perigosas as corridas. Cada vez que os corredores viravam no fim da spina (o separador central na pista oval de 610 m de comprimento) essa era a altura mais arriscada. Era necessária muita habilidade do corredor para a quadriga não virar”, diz à SÁBADO o historiador David Matz, autor do livro Ancient Roman Sports, A-Z (o desporto na Roma antiga, de A-Z). Muitas vezes as quedas eram fatais e os atletas eram arrastados pelos cavalos ou chocavam entre si. A protegê-los? Quase nada – um capacete de cabedal e um chicote. A quadriga era puxada por quatro cavalos. Todos os imperadores eram fãs do desporto. Nero chegou inclusive a correr – claro que dessa vez ganhou ele, mas não necessariamente por ser mais rápido. A violência era extrema e a esperança de vida muito curta. Mas um dos corredores mereceu ser distinguido pela sua longevidade – o mais velho de sempre a resistir tanto tempo nas corridas no Circo Máximo, em Roma – e pela fortuna acumulada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.