Sábado – Pense por si

Número de pessoas com 100 anos ou mais chega quase aos 100 mil no Japão

Lusa 08:24
As mais lidas

A pessoa mais velha do Japão é Shigeko Kagawa, uma mulher com 114 anos da cidade de Yamatokoriyama.

O número de centenários no Japão atingiu um novo recorde, ultrapassando pela primeira vez os 99.000 indivíduos, informou esta sexta-feira o governo nipónico, dias antes do feriado do Dia do Respeito aos Idosos, comemorado na próxima segunda-feira.

Número de centenários no Japão aproxima-se de 100 mil, com Shigeko Kagawa, de 114 anos, como a mais
Número de centenários no Japão aproxima-se de 100 mil, com Shigeko Kagawa, de 114 anos, como a mais AP Photo/Yuri Kageyama

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país asiático, os números atualizados apontam para um recorde de 99.763 pessoas com 100 anos ou mais no arquipélago, um aumento de 4.644 indivíduos em relação ao ano anterior, sendo que este número que não parou de crescer nos últimos 55 anos.

As mulheres representam 88% do total, com 87.784 pessoas, enquanto o número de homens centenários é de 11.979.

A pessoa mais velha do Japão é Shigeko Kagawa, uma mulher com 114 anos da cidade de Yamatokoriyama, na prefeitura de Nara (oeste), e a sexta pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Gerontology Research Group, uma organização que mantém um registo dos centenários a nível global.

O homem mais velho do país asiático é Kiyotaka Mizuno, com 111 anos, residente na cidade de Iwata, em Shizuoka (centro).

O Japão atingiu uma média de 80,58 centenários por cada 100.000 habitantes. Por prefeituras, a de Shimane, no oeste do país, lidera a lista de concentração, com uma média de 168,69 centenários por cada 100.000 residentes.

Quando estes dados começaram a ser recolhidos em 1963, havia 153 centenários no Japão. Em 1981, esse número ultrapassou os mil e, em 1998, os 10.000, um aumento da longevidade que os especialistas atribuem principalmente ao desenvolvimento de tecnologias e tratamentos médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde do país, a esperança de vida dos japoneses é de 87,13 anos para as mulheres e 81,09 anos para os homens.

Artigos Relacionados
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.