Sábado – Pense por si

Morreu o príncipe Khalifa bin Salman al-Khalifa do Bahrein

11 de novembro de 2020 às 09:39
As mais lidas

Khalifa bin Salman ocupava o cargo de primeiro-ministro do Bahrein desde 1971. Governante estava a receber tratamento médico nos Estados Unidos. Morre aos 84 anos.

O príncipe Khalifa bin Salman al-Khalifa do Bahrein, que ocupava o cargo de primeiro-ministro do país desde 1971, morreu aos 84 anos, informou hoje a agência de notícias estatal do Bahrein.

A agência de notícias declarou que Al-Khalifa estava a receber tratamento médico na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, sem acrescentar mais detalhes.

O poder e a riqueza do príncipe al-Khalifa podem ser vistos em todos os lugares nesta pequena nação na costa da Arábia Saudita, que abriga a 5.ª Frota da Marinha dos EUA.

O príncipe Khalifa nasceu dentro da dinastia que por mais de dois séculos governa o Bahrein, país do Golfo Pérsico cujo nome em árabe significa "os dois mares".

Como primeiro-ministro do Bahrein, representava um estilo mais antigo de liderança do Golfo, que concedia patrocínio e favores para obter apoio para a família sunita Al-Khalifa.

Esse estilo foi contestado nos protestos de 2011 pela maioria xiita do país, que se manifestou contra o príncipe e contra a corrupção em torno do seu Governo.

As alegações de corrupção alimentaram o descontentamento, principalmente entre a maioria xiita do Bahrein, que ainda hoje se queixa de discriminação por parte do Governo.

Em fevereiro de 2011, manifestantes inspirados por manifestações da Primavera Árabe em todo o Médio Oriente encheram as ruas e ocuparam a Rotunda da Pérola, a capital Manama, para exigir reformas políticas e uma voz mais ativa no futuro do país.

Enquanto alguns pediam uma monarquia constitucional, muitos outros pressionavam pela saída do primeiro-ministro de longa data e de outros membros da família real sunita, incluindo o rei Hamad bin Isa Al-Khalifa.

Entretanto, o primeiro-ministro e a monarquia do Bahrein sobreviveram aos movimentos de descontentamento da Primavera Árabe de 2011.

Panorama

Um ano de cheque psicólogo

Esta medida tem uma natureza complementar, devendo ser acessória ao que realmente importa e que é aquilo que a OPP defende: a existência, de base, de serviços de psicologia bem estruturados e com recursos nas instituições de ensino superior.