Sábado – Pense por si

Médicos e enfermeiros em greve. O que os motiva a lutar pela Saúde?

Márcia Sobral
Márcia Sobral 31 de julho de 2023 às 08:00

Nos próximos meses são vários os protestos convocados por diversos profissionais de saúde. A SÁBADO falou com um médico e uma enfermeira, de zonas diferentes do País, para perceber o que os move.

Não há verão ou Jornada Mundial da Juventude que afaste os profissionais de saúde da sua luta. Sem "respostas por parte da tutela" os próximos meses serão quentes para um dos setores mais importantes do País. As greves e protestos somam-se e vão afetar médicos, enfermeiros e farmacêuticos - e claro os serviços. É certo que cada classe tem a sua luta - e que ao contrário dos professores lutam em separado - mas aquilo que os move está muito mais próximo que aquilo que os afasta. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.