Sábado – Pense por si

Médicos e enfermeiros em greve. O que os motiva a lutar pela Saúde?

Márcia Sobral
Márcia Sobral 31 de julho de 2023 às 08:00

Nos próximos meses são vários os protestos convocados por diversos profissionais de saúde. A SÁBADO falou com um médico e uma enfermeira, de zonas diferentes do País, para perceber o que os move.

Não há verão ou Jornada Mundial da Juventude que afaste os profissionais de saúde da sua luta. Sem "respostas por parte da tutela" os próximos meses serão quentes para um dos setores mais importantes do País. As greves e protestos somam-se e vão afetar médicos, enfermeiros e farmacêuticos - e claro os serviços. É certo que cada classe tem a sua luta - e que ao contrário dos professores lutam em separado - mas aquilo que os move está muito mais próximo que aquilo que os afasta. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.