Daniel Abed Khalife esteve fugido de quarta-feira até este sábado. A sua fuga lançou uma mega caça ao homem.
O antigo soldado, que tinha fugido de uma cadeia em Londres na quarta-feira, foi recapturado este sábado, anunciaram as autoridades inglesas. Daniel Abed Khalife, de 21 anos, acabou detido em Chiswick, oeste de Londres.
REUTERS/Anna Gordon
Na quarta-feira o prisioneiro terá escapado envergando o seu uniforme de cozinheiro eescondido debaixo de um camiãoque entregava comida na cadeia de Wandsworth. A sua fuga desencadeou uma mega caça ao homem envolvendo 150 agentes de contra-terrorismo. Os portos e aeroportos foram colocados em alerta e chegou mesmo a haver atrasos nas viagens com os passageiros a serem alvo de revistas extra.
Também a cadeia onde Daniel Khalife cumpria pena foi colocada em isolamento, adiando audiências de outros detidos. O foragido aguarda ainda julgamento por suspeitas de ter colocado uma bomba falsa e ter reunido informação sensível que pode ser útil para terroristas e inimigos do Reino Unido. O jovem rejeita todas as acusações.
A sua fuga desencadeou também um forte combate político no Reino Unido. O governo conservador foi acusado dos cortes de financiamento e pessoal que levou a cabo no sistema prisional. Um desinvestimento que terá levado a que Khalife tenha sido mantido numa prisão de segurança média, quando deveria estar numa de segurança máxima, dada a gravidade das acusações de que é alvo.
De volta à cadeia, Daniel Khalife espera agora pela data do seu julgamento, marcado para 13 de novembro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.