Sábado – Pense por si

Fentanil: Droga sintética que chega a Portugal está a devastar EUA

Raquel Lito
Raquel Lito 11 de janeiro de 2018 às 18:28

A epidemia propaga-se com comprimidos, seringas e sprays nasais. É 50 vezes mais potente do que a heroína, fazendo disparar as mortes por overdoses. Um português conta à SÁBADO como ficou agarrado à substância

Há quem a chame de "demónio", "veneno" ou heroína sintética. Cognomes não faltam para apontar a causa de uma epidemia crescente nos Estados Unidos e no Canadá: fentanil, que pode ser consumido em comprimidos, inalado ou injectado. O fortíssimo analgésico 50 vezes mais potente do que a heroína – e cujo uso lícito é reservado às dores extremas provocadas por doenças crónicas e oncológicas, ou às intervenções complexas em bloco operatório –, está timidamente a chegar a Portugal. Os casos portugueses são residuais, mas deixam os especialistas alerta. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.