Confinamento em casa gera conflitos que podem ser construtivos

Lusa 14 de abril de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 20 a 26 de janeiro
As mais lidas

Pediatra explica que o confinamento em casa permite "mais ligação entre famílias", estando os pais "mais tempo" com os filhos e os filhos com os pais.

A pediatra Maria do Céu Machado afirmou hoje que o confinamento em casa, devido à doença covid-19, intensifica a ligação entre pais e filhos, mas também gera conflitos, que "servem para aumentar a resiliência e a maturidade".

Getty Images

Maria do Céu Machado participou hoje no ciclo de conversas digitais "O país que se segue", promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Segundo a pediatra, o confinamento em casa permite "mais ligação entre famílias", estando os pais "mais tempo" com os filhos e os filhos com os pais.

Contudo, "estar confinado num espaço é gerador de conflitos", ressalvou, defendendo que é preciso "respeitar o espaço" de cada um e manter rotinas semanais, envolvendo pais e filhos na "construção destas rotinas".

Para Maria do Céu Machado, os conflitos "servem para aumentar a resiliência e a maturidade", desde ??????que pais e filhos "consigam dialogar e fazer qualquer coisa juntos".

A pediatra, que participou numa videoconferência dedicada ao tema "Crianças e adolescentes fechados em casa", salientou de positivo que haja jovens "interessados nas notícias" sobre a pandemia e que a covid-19 desperte "o espírito de solidariedade" em crianças "superprotegidas", que se apercebem que "o mundo não é o mundo dourado em que vivem".

Portugal, em estado de emergência até pelo menos sexta-feira, com confinamento social generalizado, regista 567 mortos e 17.448 casos de infeção confirmados, de acordo com o balanço hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, havendo 347 doentes que recuperaram desde que a doença respiratória aguda, declarada como pandemia, foi diagnosticada no país, em 02 de março.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais