Sábado – Pense por si

Conan Osíris fora da final da Eurovisão

O cantor português atuou na primeira semifinal do concurso, em Telavive, com a música Telemóveis, vencedora do Festival da Canção deste ano. 

Conan Osiris não se apurou para a final da 64.ª edição doFestival Eurovisão da Canção, em Telavive, Israel, marcada para sábado. O cantor português atuou na primeira semifinal do concurso, disputada por 17 países, com a música "Telemóveis", vencedora do Festival da Canção deste ano. 

Grécia, Bielorússia, Sérvia, Chipre, Estónia, Rep. Checa, Austrália, Islândia, São Marino e Eslovénia foram os países apurados. 

Aos 10 países apurados esta terça-feira irão juntar-se outros 10, que serão escolhidos na segunda semifinal, na quinta-feira. Este ano, o Festival Eurovisão da Canção é disputado por 41 países, mas apenas 26 atuam na final. Já apurados estão os chamados  'Cinco Grandes' (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Israel).

Este ano, assinala-se a 64.ª edição do concurso, no qual Portugal participou a primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015, Portugal falhou a passagem à final. Com Salvador Sobral, em 2017, Portugal conquistou o seu primeiro e único troféu.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.