Sábado – Pense por si

Como falhou a ligação entre o Governo e a escola

Lucília Galha , Marco Alves , Margarida Davim 27 de janeiro de 2021 às 20:00

Aulas online vão regressar, mas o Executivo demorou mais tempo a comprar computadores que as farmacêuticas a descobrir novas vacinas. Ensino à distância veio cavar ainda mais o fosso entre o público e o privado.

Manuel, 15 anos, tinha regressado à escola há quatro dias quando foi decretado o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino. Esteve mais de um mês em casa - desde 9 de dezembro de 2020 até 18 de janeiro de 2021, uma segunda-feira -, em dois isolamentos profiláticos sucessivos. Primeiro, por causa de um colega que testou positivo e com quem ele tinha almoçado; depois, pelo contacto com o irmão, que também ficou infetado. Durante esse tempo, não pôde assistir às aulas - não porque não quisesse, mas porque a escola nem sequer lhe deu essa oportunidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.