Sábado – Pense por si

Margarida Davim

Os professores que querem parar a ponte 25 de Abril

São 13 professores que se juntaram nas redes sociais e garantem não ter ligações a partidos nem sindicatos, apesar de os seus porta-vozes serem filiados no STOP. Querem congelar o trânsito às 6h23 da tarde de dia 20 de março num protesto pelo descongelamento da carreira.

Paulo Vila

As ligações do STOP à extrema-esquerda

Define-se como “apartidário”, mas metade dos dirigentes do STOP vieram do Movimento Alternativa Socialista (MAS). O peso do partido já provocou a primeira baixa na direção do sindicato.

Margarida Davim

STOP. O novo duro do sindicalismo

André Pestana tem 45 anos, dá aulas há 21, mas ainda está como contratado e foi colocado a 200 km de casa. Carismático, é bem visto entre os professores mais novos e conseguiu trazer para as ruas os descontentes como não se via desde 2008.

Sara Capelo

A plataforma pesadelo dos professores

Era uma medida Simplex, em que já foram aplicados quase €2,5 milhões, mas dificultou o processo de avaliação antes do Natal. Uma professora esteve 10 horas a tentar imprimir notas.

Lucília Galha

Como falhou a ligação entre o Governo e a escola

Aulas online vão regressar, mas o Executivo demorou mais tempo a comprar computadores que as farmacêuticas a descobrir novas vacinas. Ensino à distância veio cavar ainda mais o fosso entre o público e o privado.

3
Carolina R. Rodrigues

Escolas cortam tempo de aulas de História e Geografia

A flexibilização curricular aprovada pelo Governo para as escolas está a levar à redução de horas das aulas das duas disciplinas. Professores pedem que se fixe limite mínimo de horas.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h