Sábado – Pense por si

Como evitar problemas em voos neste verão

Em 2023, mais de cinco milhões de pessoas sofreram contratempos em aviões. Deixamos-lhe cinco conselhos para voar sem problemas durante este verão.

Verão é sinónimo de férias. Por isso, não está sozinho quando decide nesta altura do ano viajar para fora do País, seja para passear, ir à praia ou fazer outras atividades. Segundo dados da AirHelp, empresa que trata de compensações dos voos, entre junho e setembro do ano passado, mais de 13 milhões de pessoas viajaram de avião, e mais de cinco milhões sofreram algum tipo de problema no voo, seja um atraso ou cancelamento. Por isso, eis algumas das melhores estratégias para que voe sem problemas durante os próximos meses de calor.1. Escolha o melhor aeroporto para o seu destino

Já com as férias planeadas, escolha bem o aeroporto. Se partir de Portugal, a AirHelp refere que os aeroportos do Porto (Francisco Sá Carneiro), Faro (Gago Coutinho) e Pico, são aqueles que registam menos perturbações nos voos, que se traduzem em 72% dos casos. Por outro lado, os de Lisboa (Humberto Delgado), Horta e Ponta Delgada (João Paulo II), são os que mais causam dores de cabeça. Só na capital, 52% das viagens tiveram algum tipo de problema.

2. Voar nas companhias com menos perturbações registadasNem todas as empresas de aviação são iguais. E embora o preço dos bilhetes seja diferente de umas para outras, pode compensar na hora de evitar dores de cabeça. Se falarmos em voos a horas, por exemplo, a Eurowings registou durante o verão de 2023 uma taxa de pontualidade de 97%. Seguem-se ainda a Binter Canarias, com 88%, e a Jet2, com 88%. Saiba portanto que nestas companhias o avião estará, na grande maioria das vezes, à sua espera a horas no terminal, pronto para o levar.

3. Ter atenção ao dia e hora do voo 

Apanhar o seu voo cedo de manhã será sempre o ideal, independentemente do dia. Mesmo assim, se quiser tornar a sua experiência nos céus ainda mais tranquila, evite marcar o seu voo para a segunda-feira, dia em que existe uma maior taxa de voos cancelados. Também às sextas e nos fins-de-semana, porque são dias em que a procura para viajar é mais elevada. Isto significa que, por eliminação, voar durante a meio da semana é o preferível, especificamente às terças e quartas.

4. Reclame sempre que sofra de algum atraso

Mesmo seguindo estas dicas, ainda existem hipóteses de que tenha algum problema no seu voo. Por isso, se se tratar de atraso, cancelamento ou overbooking – excesso de reserva de bilhetes - não se iniba em reclamar junto das autoridades competentes. O regulamento CE 261/2004 prevê que surja uma indemnização até 600 euros por passageiro em casos de cancelamento sem aviso prévio, atrasos no voo superiores a três horas à chegada ao destino e overbooking. E não se preocupe, pode reclamar por esta compensação até três anos depois do seu voo.

5. Guarde toda a documentação do vooEstas provas são válidas não só como medidas de precaução, mas também na eventualidade de algum imprevisto. Falamos dos recibos, o cartão de embarque e outras comunicações que tenha feito com a companhia aérea, como exemplos de documentos a guardar. Além disso, em caso de um voo atrasado, anote sempre a hora de chegada ao seu destino, que servirá de mais uma prova na sua indemnização. 

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.