Sábado – Pense por si

Charles Metcalfe: "Provo entre 200 e 300 vinhos por dia"

Markus Almeida
Markus Almeida 26 de agosto de 2018 às 09:00

O autor de dois livros premiados sobre vinhos portugueses já foi cantor de ópera, segurança e guia turístico. Hoje é um dos mais respeitados especialistas ingleses e viaja pelo mundo para fazer provas.

Numa prova cega, em Almeirim, o crítico e jornalista de 69 anos avaliou cerca de 140 vinhos do Tejo. É algo que Charles Metcalfe faz há cinco anos - não para publicar os resultados ou distribuir medalhas, mas para passar as suas notas e comentários à Comissão Vitivinícola da Região do Tejo. Para que esta tenha uma perspectiva de fora sobre o estado das coisas e possa definir melhor o caminho a seguir para uma região que já foi conhecida por Ribatejo, que é confundida com frequência com Lisboa e Vale do Tejo e cujos vinhos tardam em libertar-se dos estigmas do passado. O fundador da International Wine Challenge é um dos mais reputados críticos do Reino Unido e um grande conhecedor da realidade portuguesa. "Nos últimos 30 anos tive a sorte de viajar bastante pelo País no contexto da cena vínica", explica àSÁBADOdepois de uma tarde de provas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.