Sábado – Pense por si

Calor volta a fugir: primeira semana de junho marcada por descida de temperatura e céu nublado

CM 04 de junho de 2025 às 12:06
As mais lidas

IPMA prevê ainda ocorrência de chuva esta quarta-feira.

As temperaturas desceram esta semana, depois de vários dias com os termómetros a alcançar os 36ºC em diferentes pontos do País. Por todo o território continental e nos arquipélagos, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um céu nublado e até ocorrência de chuva.

Céu nublado
Céu nublado

Esta quarta-feira, as temperaturas máximas variam entre os 20ºC em Viana do Castelo e os 27ºC em vários distritos do interior e sul de Portugal continental. De mínimas, esperam-se valores entre os 9, em Castelo Branco, e os 17ºC, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Em Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa e Setúbal, esperam-se aguaceiros fracos, durante a manhã desta quarta-feira.

Embora o céu esteja nublado, as previsões do IPMA mostram um índice de raios ultravioleta entre os níveis 7 e 9, de quarta-feira até sábado, pelo que é necessário ter cuidado com a exposição solar. O resto da semana será marcado pelas temperaturas amenas e céu nublado. A partir de domingo, o tempo volta a aquecer com os termómetros a regressar aos 30ºC de máxima.

O calor regressa na próxima semana com temperaturas elevadas, céu pouco nublado e tempo seco.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.