Sábado – Pense por si

"As crianças hoje têm menos resistência à frustração"

Vanda Marques
Vanda Marques 02 de agosto de 2019 às 07:00

Daniel J. Siegel quer ajudar as crianças a serem mais resilientes e terem mais autonomia. O psiquiatra tem novo livro e defende que "as crianças ficam contagiadas pela reactividade dos pais"

O segredo para ajudar as crianças a serem mais resilientes e independentes pode estar numa mudança no seu cérebro. Quem o defende é o psiquiatra Daniel J. Siegel e a psicoterapeuta Tina Payne no livro Crianças Sim, da editora Lua de Papel. Os especialistas defendem que as crianças podem ser mais recetivas e independentes se tiverem um cérebro sim - que sabe reagir à mudança e lidar com a frustração. Ou ter um cérebro não, que é reativo, e que reage com a clássica resposta de medo: lutar-fugir-paralisar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.