Sábado – Pense por si

As autocaravanas invadiram Lisboa

Raquel Lito
Raquel Lito 22 de janeiro de 2025 às 23:00

Estacionam à beira-rio, mas sem condições. Não têm onde despejar as águas sujas e reabastecerem. A vizinhança queixa-se das concentrações espontâneas, ainda que haja um projeto de construção de um parque com 40 lugares, desde 2015.

Com vista direta para o Tejo, os italianos Eugenio Calva e Roberta Massa desfrutam do entardecer na frente ribeirinha de Lisboa. Estão relaxados, felizes e, sobretudo, sentem-se livres a fazerem uma road trip na velhinha autocaravana, uma Fiat Ducato. É o seu primeiro dia na capital, quinta-feira (16 de janeiro), depois de terem pernoitado ali, no Cais da Matinha (Marvila), onde outras tantas autocaravanas estacionam – naquele momento a SÁBADO conta 21.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.