Sábado – Pense por si

Esta carne é de laboratório

Vanda Marques
Vanda Marques 22 de janeiro de 2025 às 23:00

A textura e o sabor dizem estar perto dos originais, mas sem se matar vacas, porcos ou galinhas. O futuro da alimentação pode passar por um bife artificial.

Entra num restaurante, abre o menu e encontra entre as escolhas de carne grelhada, um bife de vaca de carne artificial. Escolheria essa opção? Em Israel, nos Estados Unidos, no Reino Unido, em Hong Kong e em Singapura já é possível degustar bife de vaca de laboratório. Na Europa teremos de esperar mais tempo. Provavelmente só em 2030 poderemos comer um bife que parece vaca, sabe a vaca, tem a mesma textura, mas para chegar ao nosso prato nenhum animal morreu. Como? É tudo criado em laboratório e pode ser a solução para reduzir as emissões de gases – é que a pecuária é responsável por 60% dos gases da indústria alimentar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro