Sábado – Pense por si

Esta carne é de laboratório

Vanda Marques
Vanda Marques 22 de janeiro de 2025 às 23:00

A textura e o sabor dizem estar perto dos originais, mas sem se matar vacas, porcos ou galinhas. O futuro da alimentação pode passar por um bife artificial.

Entra num restaurante, abre o menu e encontra entre as escolhas de carne grelhada, um bife de vaca de carne artificial. Escolheria essa opção? Em Israel, nos Estados Unidos, no Reino Unido, em Hong Kong e em Singapura já é possível degustar bife de vaca de laboratório. Na Europa teremos de esperar mais tempo. Provavelmente só em 2030 poderemos comer um bife que parece vaca, sabe a vaca, tem a mesma textura, mas para chegar ao nosso prato nenhum animal morreu. Como? É tudo criado em laboratório e pode ser a solução para reduzir as emissões de gases – é que a pecuária é responsável por 60% dos gases da indústria alimentar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.