Sábado – Pense por si

Arranje os dentes e depois tire selfies

Paula Freitas 11 de junho de 2016 às 13:00

O narcisismo cresceu tão depressa quanto a obesidade (30%), nos últimos 30 anos, revelam os professores de Psicologia norte-americanos Jean Twenge e Keith Campbell, da Universidade de San Diego. Os mais novos (na casa dos 20 anos) são os que mais revelam traços narcisistas e as mulheres são as mais afectadas

Na versão moderna de Narciso, o jovem da mitologia grega já não morre de amores pelo seu reflexo na água. Em vez disso, apaixona-se pelas selfies do seu Instagram. Nas redes sociais, a obsessão com os sorrisos perfeitos não pára de aumentar - nem os dentes escapam. O dentista Miguel Stanley conta à SÁBADO um episódio recente: há cinco meses, o médico acrescentou um milímetro ao comprimento dos quatro incisivos superiores de um rapaz de 22 anos. "O jovem estava muito preocupado com a sua aparência", diz Stanley. Motivo? Nas fotografias os seus dentes mal se viam. Pagou entre 650 e 1000 euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.