Sábado – Pense por si

Alan Friedlander nada com tubarões – e adora

André Rito
André Rito 30 de julho de 2016 às 08:13

Foi pescador, surfista e apaixonou-se pelo oceano. Hoje é mergulhador e investigador da National Geographic. Passa mais tempo dentro de água do que em terra

Alan Friedlander estava sentado num pequeno gabinete do ISPA - Instituto Universitário, em Lisboa, onde preparava uma conferência sobre protecção marinha, quando começou a contar as peripécias da sua última expedição, nas Galápagos. "É das zonas com maior concentração de tubarões do mundo. De repente, reparei que estava rodeado por dezenas deles. Pior: que ocupava a base da cadeia alimentar", recordou à SÁBADO o investigador da série da National Geographic Pristine Seas [Mares Primitivos]. Com mais de 10 mil horas passadas debaixo de água, Alan diz que o fundo do mar ainda permanece um mistério. "Os oceanos representam 70 por cento da superfície terrestre. Pode parecer estranho, mas sabemos mais sobre a Lua."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Porto Santo, a ilha dourada

Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.

Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.