Sábado – Pense por si

A vida de um master sommelier: "Fiquei amigo de Bruce Willis"

Raquel Lito
Raquel Lito 05 de março de 2020 às 21:50

Passou pelo exército, mas fez carreira no mundo dos vinhos e dos restaurantes de luxo. É uma espécie de catedrático na matéria e durante 10 anos foi o único master sommelier da Península Ibérica.

Tem o tempo contado, mesmo de férias, e no fim de semana pós-réveillon. João Pires fala àSÁBADOem menos de uma hora, a 4 de janeiro passado, numa sala do hotel Valverde, na Avenida da Liberdade. Passou os últimos dias em Lisboa e no Algarve, a planear a reforma (incluirá compra de casa). A vida profissional deste ex-militar, nascido em 1959 na cidade da Beira, Moçambique, passa por mais de 15 horas de voo a partir de Lisboa. Na segunda-feira, dia 6, regressou ao trabalho em Macau como sommelier de topo. As cartas de vinhos e tudo o que diz respeito à área, nos restaurantes de luxo da rede Melco, passam por ele. Está casado há 13 anos e tem dois filhos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.