Sábado – Pense por si

A arqueóloga que desvenda o Egito

Vanda Marques
Vanda Marques 05 de novembro de 2022 às 18:00

Com 74 anos, Ola El Aguizy continua a participar nas escavações e fez mais uma descoberta importante: o sarcófago de um alto funcionário do maior faraó de todos os tempos. A investigação vai ser transmitida no National Geographic.

Dentro de um balde, preso a uma corda, Ola El Aguizy desceu oito metros na escuridão. O túmulo que procurava pertencia a um homem de confiança de um dos maiores faraós do Antigo Egito, Ramsés II. A arqueóloga e historiadora de 74 anos está habituada a participar em escavações: “Dentro dos túmulos esqueço-me de mim mesma.” Medo? “Confio na minha equipa. Nunca encontrámos animais ou doenças. O único problema é por vezes o teto não estar muito estável. Há falhas e temos de pôr cimento para o selar.” Quando entrou no túmulo, em Saqqara, a egípcia estranhou existir uma inclinação na sala para onde deslizava areia. Isso significava que existiam mais salas. “Estes túmulos eram construídos com várias salas”, explica à SÁBADO, por telefone, a professora universitária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?