Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Inês Torres: “Não temos provas que as pirâmides tenham sido construídas por pessoas escravizadas”

Inês Torres: “Não temos provas que as pirâmides tenham sido construídas por pessoas escravizadas”
Ana Bela Ferreira 25 de julho de 2022 às 20:00

A arqueóloga de 30 anos é autora do livro Como é que a Esfinge perdeu o nariz?, em que responde a várias dúvidas e mitos sobre o antigo Egito. Lamenta que a palavra múmia tenha sido utilizada para classificar pessoas falecidas como objetos.

Inês Torres é egiptóloga cumprindo assim um sonho que vinha desde a infância. Este ano esteve pela primeira vez numa escavação no Egito e conta regressar no próximo ano. Acaba de lançar o livroComo é que a Esfinge perdeu o nariz?, onde esclarece várias dúvidas e mitos sobre o antigo Egito. Aos 30 anos e depois de ter tirado o mestrado em Oxford e o doutoramento em Harvard regressa a Portugal para fazer egiptologia a partir daqui – mas com um pé lá fora entre a Bélgica (de onde é natural o marido), os EUA (onde o marido também ele egiptólogo está a terminar o doutoramento) e o Egito (onde terão sempre de voltar por paixão e trabalho). Atenta à comunicação, criou umpodcastTrês Egiptólogues Entram Num Bar- euma página de Instagram onde divulga o antigo Egito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)