Sábado – Pense por si

“Problemas sexuais são a sequela mais comum do cancro”

Vanda Marques
Vanda Marques 10 de junho de 2019 às 10:00

Não se fala, mas estas dificuldades são muito frequentes. Uma delas é a falta de desejo. Mas a psiquiatra Lúcia Monteiro explica como o IPO de Lisboa ajuda os doentes

A psiquiatra do Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, diz que a maior parte dos casos de depressão surgem um ano após o diagnóstico. E que muitos sobreviventes ficam com défices cognitivos. Lúcia Monteiro, diretora do Departamento de Oncologia Psicossocial do IPO Lisboa, onde foi criada a primeira consulta de OncoSexologia diz que existem consequências dos tratamentos que resultam num défice cognitivo. Mas também há sequelas sexuais, explica-nos Lúcia Monteiro, a psiquiatra que ajuda os doentes e os sobreviventes a criarem estratégias e a adaptaram-se a uma vida que mudou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

Uma certa e insustentável inocência

As redes estão preparadas para alavancar o óbvio: emoção, contradição, discussão. O que nos provoca raiva ou indignação ganha uma força que a mesma história, contada de outra forma, não consegue alcançar. E, por isso, se queremos, realmente, fazer por mudar, o digital ajuda mas não chega.