Sábado – Pense por si

Fado, Cuba, Leiria, Alentejo e Ribatejo: as novidades da BTL 2025

Ricardo Santos
Ricardo Santos 15 de fevereiro de 2025 às 14:00
As mais lidas

Caraíbas, Cuca Roseta, muito Portugal e um novo nome. A edição deste ano da feira de turismo de Lisboa vai ser diferente do normal

A pouco mais de um mês da abertura de portas da maior feira de turismo nacional (de 12 a 16 de março na FIL- Parque das Nações, em Lisboa), as novidades são muitas. A começar pelo nome. À 35ª edição a Bolsa de Turismo de Lisboa passa a ser BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market. A nova identidade da marca pretende acompanhar as tendências do setor do Turismo e reforçar o posicionamento internacional do evento. "Sustentabilidade, autenticidade, inclusão e responsabilidade social" são as bandeiras anunciadas pela organização promotora, a Fundação AIP.

Outra grande novidade é a presença de Cuca Roseta como embaixadora cultural da BTL. Em destaque durante a feira vai estar a recriação da Casa de Fados da intérprete portuguesa. Nesse espaço, os visitantes vão poder assistir a atuações musicais ao vivo, mas não só. Segundo Cuca Roseta, "recriar a minha Casa de Fados na BTL é mais do que trazer música, é trazer a alma do fado, um património que nos define e que toca quem nos visita". Para Dália Palma, gestora e coordenadora da BTL, o papel cultural da feira não pode nunca ser esquecido - "é um reflexo do nosso compromisso em mostrar o que Portugal tem de melhor".

Portugal vai estar em grande destaque na edição de 2025, como já tem vindo a ser habitual. O município português convidado é Leiria e as regiões turísticas escolhidas como destaque neste ano vão ser Alentejo e Ribatejo.

Quanto ao destino internacional convidado, esse papel vai caber a Cuba. A ilha das Caraíbas é local de paixões, diversidade, natureza, praia e música, mas também de gastronomia e cultura, como será possível confirmar pelas iniciativas que estão programadas para os cinco dias do certame.

A BTL - Better Tourism Travel tem espaço para 1500 expositores e, em 2024, recebeu 79 mil visitantes (superando, por exemplo, a Web Summit). Na edição deste ano, não vai contar com a presença da APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo), que detinha a maior área de stand privado da feira, com 1200 m2 de área e representando cerca de 80 expositores. Alguns deles optaram por stands próprios, como o grupo Newtour, Solférias ou o grupo World2Meet (W2M).

De regresso à BTL está a agência Abreu, que não participava desde 2019. E quem também não vai faltar ao maior evento de turismo em Portugal é a SÁBADO Viajante. Mais uma vez, e desde a criação do projeto editorial, online e de televisão em 2021, a sua revista de viagens é Media Partner da BTL. Visite-nos no nosso stand e tire todas as dúvidas sobre as suas próximas férias.

A Better Tourism Lisbon decorre de 12 a 16 de março, na FIL - Parque das Nações, em Lisboa, com os primeiros dois dias reservados aos profissionais da área. Estará aberta ao público na sexta-feira (das 17h às 23h), no sábado (12h às 23h) e no domingo (12h às 20h). O bilhete diário tem um custo de 8 euros. Mais informações em btl.fil.pt.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.