NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Antigo presidente do Benfica sairá da prisão da Carregueira após cumprir cinco sextos da pena de 11 anos e meio
O antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo vai ser libertado na terça-feira da prisão da Carregueira, após cumprir cinco sextos da pena de 11 anos e meio, disse hoje à Lusa a sua advogada.
"Vale e Azevedo vai ser libertado porque cumpriu 5/6 da pena de prisão de 11 anos e meio [aplicada em cúmulo jurídico]", explicou Luisa Cruz, acrescentando que o antigo presidente benfiquista já beneficiou este ano de duas saídas precárias da cadeia: a primeira com a duração de três dias e a segunda por um período de quatro dias.
Segundo a advogada, Vale e Azevedo deverá sair do Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas, Sintra, no período da manhã.
Vale e Azevedo cumpriu pena ao abrigo do processo de extradição que o trouxe de Inglaterra para Portugal. O cúmulo jurídico de 11 anos e meio foi fixado com base nas condenações nos processos Ovchinnikov, Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria, estando em causa crimes de burla e apropriação indevida de dinheiros, entre outros ilícitos económico-financeiros.
O ex-presidente do Benfica chegou a Lisboa a 12 de Novembro de 2012 após as autoridades britânicas terem permitido a sua extradição, aceitando o mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias portuguesas.
A advogada Luísa Cruz disse que Vale e Azevedo enfrenta ainda uma outra condenação de 10 anos de prisão, já transitada em julgado, mas explicou que a instância criminal de Lisboa vai ter agora que pedir aos tribunais ingleses a "ampliação" da extradição que permitiu a prisão do antigo líder do Benfica, pelo que "tudo vai depender" da decisão dos tribunais britânicos.
A pena de 10 anos de prisão foi-lhe aplicada em 2013 e está relacionada com crimes praticados no âmbito das transferências dos futebolistas ingleses Scott Minto, Gary Charles, o marroquino Tahar e o brasileiro Amaral.
João Vale e Azevedo foi eleito presidente do Benfica em Outubro de 1997, tendo terminado o mandato no ano 2000.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.