Após a forte queda registada na bolsa de Nova Iorque, o presidente dos EUA disse aos jornalistas na Pensilvânia que "A Fed está a cometer um erro. Creio que a Fed enlouqueceu".
O banco central norte-americano é "demasiado agressivo" na forma como está a ajustar a política monetária nos Estados Unidos, afirmou esta quinta-feira de novo o presidente norte-americano, Donald Trump.
Em declarações ao programa matinalFox and Friends,Trump disse que quer que a Reserva Federal (Fed) "seja menos agressiva" porque está a cometer "um grande erro".
Já na quarta-feira à noite o presidente norte-americano tinha deixado críticas ao banco central após a forte queda registada na bolsa de Nova Iorque. "A Fed está a cometer um erro. Creio que a Fed enlouqueceu", disse Trump aos jornalistas em Erie, no estado da Pensilvânia, antes de realizar um comício.
Depois destas declarações o principal conselheiro económico de Trump, Larry Kudlow, explicou no canal televisivo CNBC que o presidente "não dita a política da Fed".
"Sabemos que a Fed é independente", sublinhou Kudlow, acrescentando que considera que o que ocorreu na quarta-feira foi "uma correcção normal num mercado que tem estado em alta".
A bolsa nova-iorquina encerrou a sessão de quarta-feira com fortes e generalizadas baixas, na sua pior sessão em oito meses. Os três índices de referência perderam mais de 3%.
A queda foi atribuída a uma derrocada no sector tecnológico num contexto de forte subida das taxas de juro.
O rendimento das obrigações norte-americanas registou um aumento inesperado na semana passada, após declarações do presidente do banco central, Jerome Powell, sugerindo que a instituição vai continuar a subida gradual das suas taxas de juro de referência para evitar um sobreaquecimento da economia, que se tem mostrado particularmente dinâmica.
No final de Setembro, a Reserva Federal decidiu subir as taxas de juro em 25 pontos base, o terceiro aumento desde o início do ano.
A taxa dos fundos federais passou a ficar entre 2% e 2,25%, o nível mais elevado em 10 anos.
Pela primeira vez desde 2011, a Fed deixou de referir-se à sua política monetária como sendo "acomodatícia", sinónimo de uma política monetária com taxas de juro baixas para apoiar a recuperação económica.
A Fed prevê ainda aumentar as taxas mais uma vez em 2018 e três vezes em 2019.
Trump diz que banco central dos EUA tem sido "demasiado agressivo"
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.