Sábado – Pense por si

Trump critica falta de pagamentos dos países da NATO incluindo Portugal

As mensagens de Trump são conhecidas uma semana antes da cimeira da NATO agendada para os dias 11 e 12 de Julho.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou em Junho mensagens aos aliados da NATO, incluindo Portugal, queixando-se das contribuições insuficientes dos respectivos países junto da Aliança Atlântica.

De acordo com uma notícia publicada hoje no jornalNew York Times, os destinatários das cartas foram, entre outros, o Governo português, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o novo chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez.

As mensagens de Trump são conhecidas uma semana antes da cimeira da NATO agendada para os dias 11 e 12 de Julho, em Bruxelas.

Nas cartas, Trump refere que em 2017 formulou queixas em privado e em público para pressionar os países da NATO a contribuírem com 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para a defesa comum.

Segundo a notícia, Trump indica que os pagamentos não foram "suficientes" acrescentando que na sequência da situação os Estados Unidos podem vir a reconsiderar a "presença militar" a nível mundial.

"Como discutimos durante a visita em Abril, verifica-se uma frustração que é crescente nos Estados Unidos em relação a alguns aliados que não deram o passo seguinte, tal como tinham prometido", diz Trump na mensagem enviada a Angela Merkel.

"Os Estados Unidos continuam a contribuir com mais recursos para a defesa da Europa numa altura em que a economia europeia se encontra bem. Isto já não é sustentável para nós [Estados Unidos]", sublinha Trump.

Segundo oNew York Times, além dos governos de Portugal, Espanha, Alemanha e Canadá também receberam a carta os governos da Noruega, Bélgica, Itália, Holanda e Luxemburgo.

Desde que foi eleito presidente dos Estados Unidos, Trump queixa-se de que Washington gasta demasiados recursos com a Aliança Atlântica e tem criticado a situação, de forma reiterada, aos líderes dos vários países.

Trump chegou a considerar a NATO "uma organização obsoleta" durante a campanha presidencial.

"A NATO é maravilhosa, mas ajuda mais a Europa do que os Estados Unidos. Por que motivo somos nós a pagar a maior parte dos custos?" afirmou Trump durante a recente visita de Angela Merkel a Washington.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.