Segundo os serviços de informação britânicos, algumas unidades de elite russas - incluindo as chamadas Forças Aerotransportadas VDV - sofreram grandes perdas na Ucrânia e os prejuízos poderão demorar anos a recuperar
No início do conflito, a Rússia comprometeu cerca de 65% de toda a sua força de combate terrestre, mais de 120 grupos táticos de batalhão. A informação foi avançada pelos serviços de informação britânicos que garantem que o país poderá levar anos para reconstituir essas forças.
Mais de um quarto dessas unidades provavelmente tornaram-se ineficazes para o combate, segundo as informações fornecidas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.
As Forças Aerotransportadas VDV constituem um corpo de paraquedistas de elite do exército russo com estatuto de força especial subordinada diretamente ao Comando Supremo das Forças Armadas da Federação Russa.
O país liderado por Vladimir Putin lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo a ONU, já matou cerca de três mil civis e causou a fuga de 12 milhões de pessoas, mas a organização alerta que os números podem ser muito maiores. A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Um quarto das unidades russas empregues na invasão à Ucrânia já não funcionam
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres