A catedral encontrava-se em obras de restauro quando, em 15 de abril, deflagrou um violento incêndio que demorou cerca de 15 horas a ser extinto.
A reconstrução das partes destruídas da catedral de Notre-Dame, em Paris, não será feita "apressadamente", garantiu esta sexta-feira o ministro francês da Cultura, Franck Riester.
O ministro falava na abertura de um debate no Parlamento francês para análise de um projeto de lei para gerir os donativos e supervisionar os trabalhos de recuperação da catedral, destruída em parte por um incêndio em 15 de abril.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, fixou um prazo de cinco anos para concluir a recuperação da catedral. Um período admissível de acordo com diversos peritos, mas demasiado curto segundo outros, em particular devido ao atraso nas avaliações globais.
Franck Riester considerou o prazo estabelecido por Macron "ambicioso, pró-ativo que permite mobilizar todas as equipas envolvidas".
"Sim, queremos avançar rápido. Fomos acusados de ir muito rápido, mas foi o movimento de generosidade que foi muito rápido, tivemos que ser capazes de responder, foi o que fizemos", afirmou Riester reiterando o compromisso de que todas as doações "serão exclusiva e inteiramente para Notre-Dame".
As contribuições para a reconstrução da catedral excederam já os 800 milhões de euros, de anónimos ao Banco Central Europeu, à Apple, à petrolífera Total ou ás famílias Pinault e Arnault, entre muitos outros.
O ministro referiu que vão "ser tidas em conta a opinião dos profissionais" nos trabalhos de restauro da catedral.
"Existem regras específicas que se aplicam à recuperação do património construído formalizadas no código do património e que também correspondem à excelência da França nesta área. Escusado será dizer que estas regras serão aplicadas, eu serei o fiador, é o meu compromisso", acrescentou.
A catedral encontrava-se em obras de restauro no seu exterior quando, em 15 de abril, deflagrou um violento incêndio que demorou cerca de 15 horas a ser extinto.
A origem acidental do incêndio, um curto-circuito, continua a ser privilegiada. Mas de momento a causa não está esclarecida, e os resíduos calcinados deverão ser analisados ao pormenor para detetar o menor indício.
Apesar de ter sido evocada, a tese de uma ação criminosa parece afastada.
Reconstrução de Notre-Dame não será feita "apressadamente", diz Ministro
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.