O diretor do Departamento de Operações da PSP diz que são esperados 1,4 milhões de peregrinos a Lisboa e Fátima durante a visita de quatro dias do papa a Portugal.
A PSP vai estar atenta à chegada de grupos criminosos europeus e ao aumento de carteiristas, traficantes e outros criminosos durante a Jornada Mundial da Juventude, que ficará marcada pela presença do Papa Francisco na primeira semana de agosto.
Em declarações ao Jornal de Notícias, o diretor do Departamento de Operações da PSP, Pedro Moura, diz que são esperados 1,4 milhões de peregrinos a Lisboa e Fátima durante a visita de quatro dias do papa a Portugal.
Pedro Moura disse ao jornal que além da logística inerente à solenidade, a PSP vai estar atenta à criminalidade na sequência daqueles eventos.
"A questão do terrorismo está sempre presente e a questão da criminalidade organizada idem. Vamos duplicar a população de Lisboa e isso vai atrair carteiristas, traficantes de droga e outra criminalidade associada a grandes aglomerados de pessoas", disse.
A PSP, de acordo com Pedro Moura, espera que "grupos criminosos de outros países venham para Portugal nesta ocasião" e que contará com "a colaboração de polícias estrangeiros".
"Estamos a pensar como fizemos com a Cimeira dos Oceanos, trazer a Europol e a Interpol, com os seus oficiais de inteligência. Também iremos trabalhar com as comissarias de Espanha, França e Itália e polícias destes países irão permanecer em Portugal nestas duas semanas", indicou.
O superintende adiantou que decorreu na semana passada "uma primeira reunião no Sistema de Segurança Interna (SIS) com todos os serviços de segurança que vão estar envolvidos".
Pedro Moura disse ainda que "é prematuro falar na quantidade de polícias que serão necessários" para montar um dispositivo de segurança até porque "há várias variáveis a definir".
A JMJLisboa2023 vai decorrer de 01 a 06 de agosto do próximo ano na zona do Parque das Nações, em Lisboa.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.