Sábado – Pense por si

Pelo menos 49 cadáveres encontrados desde Junho no estado mexicano de Jalisco

28 de agosto de 2018 às 11:10
As mais lidas

As autoridades estão a atribuir as mortes a disputas entre cartéis de droga.

As autoridades mexicanas encontraram mais seis cadáveres no estado de Jalisco, elevando para 49 o número de corpos encontrados desde Junho naquela região, palco de violentos confrontos entre traficantes de droga.

"Aparentemente, seis vítimas, quatro homens e duas mulheres, foram enterradas numa propriedade rústica de Juanacatlan, indicou na segunda-feira o procurador-geral de Jalisco, após uma reunião com representantes das agências de segurança do Estado.

Este caso eleva para 49 o número de corpos encontrados em condições semelhantes, em dois meses, em valas comuns localizadas no estado de Jalisco, nos municípios de Tlajomulco, Tlaquepaque, El Salto, Juanacatlan e Guadalajara, a capital, onde só no início deste mês foram encontrados dez cadáveres.

As autoridades de Jalisco atribuem as mortes a uma disputa entre traficantes de drogas do cartel Jalisco Nueva Geración e do cartel Nueva Plaza.

No passado dia 17, o Ministério Público mexicano anunciou que as autoridades detiveram 48 membros do cartel Jalisco Nueva Geración, um dos mais poderosos daquele país.

De acordo com as autoridades, o cartel tem tido um assinalável crescimento na costa do Pacífico do México, especialmente depois da detenção de vários líderes de outras organizações criminosas, como é o caso do narcotraficante Joaquin "El Chapo" Guzmán, do cartel de Sinaloa, cujo julgamento está previsto começar em Novembro, nos Estados Unidos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.