Sábado – Pense por si

Papa alerta para problema da desflorestação

07 de setembro de 2019 às 11:24
As mais lidas

Após um encontro com o presidente Andry Rajoelina, o papa proferiu um discurso perante centenas de elementos das autoridades de Madagáscar.

O papa Francisco advertiu hoje para os problemas da desflorestação excessiva e dos incêndios, num discurso proferido em Madagáscar, no seu primeiro dia de visita oficial ao país.

Francisco iniciou hoje a visita a Madagáscar, depois de ter estado em Moçambique.

Após um encontro com o presidente Andry Rajoelina, o papa proferiu um discurso perante centenas de elementos das autoridades de Madagáscar.

Francisco destacou o problema da desflorestação, que afeta Madagáscar e grande parte dos países africanos e que se tornou um assunto com maior relevo mediático depois dos incêndios na Amazónia.

Num dos 20 países mais pobres do mundo, o papa defendeu também a necessidade de medidas estruturais que garantam uma melhor distribuição de rendimentos.

Para Francisco, o desenvolvimento integral de um país exige a proteção do meio ambiente: "Não há crises separadas, uma ambiental e outra social, há uma completa crise socioambiental".

Referindo-se a Madagáscar, assinalou que a riqueza natural do país, com grande biodiversidade vegetal e animal, se encontra em perigo pela "desflorestação excessiva em benefício de uns poucos".

"A degradação [da riqueza natural] compromete o futuro do país e da nossa casa comum", afirmou Francisco.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.