Sábado – Pense por si

Operação Miríade. Marcelo diz que reputação continua intacta e que militares são "orgulho de Portugal"

16 de novembro de 2021 às 07:40
As mais lidas

Na despedida de um contingente de 110 militares, que partiram para a República Centro-Africana, Marcelo Rebelo de Sousa disse que não é "um ou 10 casos" que vão abalar a reputação dos militares.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se na segunda-feira de um contigente de 110 militares portugueses que partiram para República Centro-Africana (RCA), afirmando que a "reputação [dos militares] continua intacta" e que são "o orgulho de Portugal".

Na cerimónia de despedida, no Aeroporto de Figo Maduro, Marcelo Rebelo de Sousa disse que não é "um ou 10 casos" que possam vir a acontecer que vão abalar a reputação dos militares naquela que é a décima missão na RCA, numa referência ao caso da "Operação Miríade".

O Presidente da República definiu ainda os militares em "três palavras muito simples": "Vós sois o orgulho de Portugal".

No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.