Sábado – Pense por si

Nomeado João Taborda da Gama como coordenador de combate ao antissemitismo

Com esta nomeação o Governo português afirma estar "empenhado em combater o antissemitismo e desenvolver uma estratégia de prevenção face às ameaças crescentes de discriminação da comunidade e da cultura judaica".

O Governo português nomeou hoje o jurista João Taborda da Gama como coordenador nacional da Estratégia Europeia de Combate ao Antissemitismo, uma decisão já saudada pela Comunidade Israelita de Lisboa (CIL).

Sérgio Lemos/Sábado

Na sequência da nomeação do docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica, o Governo português afirma, em comunicado, estar "empenhado em combater o antissemitismo e desenvolver uma estratégia de prevenção face às ameaças crescentes de discriminação da comunidade e da cultura judaica".

Antigo secretário de Estado da Administração Local no Governo de Passos Coelho, Taborda da Gama vai executar a estratégia aprovada em 2021 pela União Europeia para combater o antissemitismo e apoiar a vida judaica, que não chegou a ser aprovado pelo parlamento.

No ano passado, o Conselho da União Europeia aprovou uma declaração sobre o apoio à vida judaica e o combate ao antissemitismo.

Em resposta, a CIL elogiou a escolha de Taborda da Gama, que substitui a embaixadora Manuela Franco, e pede ao Governo português que "confira meios e recursos ao Coordenador Nacional desta Estratégia Europeia para que possa desempenhar plenamente a missão exigente que lhe foi confiada".

Segundo o presidente da CIL, David Joffe Botelho, a mudança de tutela desta área, do Ministério dos Negócios Estrangeiros para o Ministério da Presidência e a escolha do novo nome "são duas boas notícias que permitem perspetivar avanços nesta agenda que tem vindo a ganhar cada vez mais importância e na qual Portugal precisa de progredir para recuperar tempo e oportunidades perdidas".

"A CIL exprime o seu desejo e vontade de começar a trabalhar, de forma empenhada e colaborativa, com João Taborda da Gama, assegurando que tudo fará para contribuir para o sucesso do mandato que agora tem início", acrescenta ainda a direção da comunidade.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.