Sábado – Pense por si

Morreu o irmão da criança símbolo da guerra na Síria

O irmão da criança síria fotografada ensanguentada e coberta de pó após um ataque aéreo, morreu ontem devido a ferimentos provocados pelo ataque aéreo

O irmão de Omran, a criança síria fotografada com a cabeça ensanguentada e coberta de pó após um ataque aéreo, morreu sábado devido aos seus ferimentos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

"Ali, de 10 anos, sucumbiu sábado aos ferimentos. Ele foi gravemente ferido no mesmo bombardeamento que Omran, na passada quarta-feira, em Aleppo", anunciou a organização.

O Centro de Comunicação de Aleppo, um centro de jornalistas militantes, confirmou a morte através de um vídeo de um médico que socorreu Ali e constatou a sua morte.

A imagem de Omran, uma criança de quatro anos ferida durante um ataque aéreo, foi partilhada por milhões de internautas e fez o pleno na imprensa mundial. O rapaz foi fotografado na ambulância, com o corpo coberto de pó e sangue na cara.

Para Washington, o rapaz é "a verdadeira imagem da guerra" na Síria que fez mais de 290 mil mortos desde março de 2011.

Aleppo, no norte da Síria, tem sido palco de intensos bombardeamentos e de combates entre as tropas de Bachar al-Assad e insurgentes que procuram o seu controlo.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.