Sábado – Pense por si

Morreu antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros

14 de setembro de 2017 às 16:41
As mais lidas

Armando Lencastre foi também presidente honorário da Academia de Engenharia, tendo sido um dos maiores especialistas portugueses em hidráulica e recursos hídricos

O antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros Armando Lencastre morreu hoje em Lisboa e o seu corpo estará a em câmara ardente, a partir das 19h, na na Igreja São João de Brito, Lisboa, informaram hoje os serviços da funerária Servilusa.

Na sexta-feira, pelas 14h terão início as exéquias fúnebres, com celebração de missa de corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério de Colares, em Sintra.

O professor Armando Lencastre foi ainda presidente honorário da Academia de Engenharia, tendo sido reconhecidamente um dos maiores especialistas portugueses em hidráulica e recursos hídricos.

Licenciou-se em Engenharia Civil (1950) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL), onde foi presidente da Associação de Estudantes do IST/UTL (1949-1950). No IST/UTL exerceu docência de matemática e hidráulica (1949-1963);

Desenvolveu actividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de 1950 a 1968 e em 1963 obteve o grau de investigador principal.

Foi ainda professor catedrático convidado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) e fundador e primeiro presidente da Academia de Engenharia.

Membro efectivo da Academia de Ciências de Lisboa, foi também autor de sete livros de referência para várias gerações de engenheiros.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.