NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Abordará temas como os refugiados e as alterações climáticas. Também participará numa recepção oferecida por Barack Obama
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai intervir hoje pela primeira vez numa sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, sobre temas como os refugiados e as alterações climáticas.
No seu discurso na sessão plenária, o chefe de Estado português deverá também falar da exploração dos oceanos e reafirmar o compromisso de Portugal para com a Organização das Nações Unidas (ONU) como plataforma multilateral de prevenção e resolução de conflitos.
A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU está prevista para meio da tarde, já de noite em Lisboa.
Antes, vai participar numa Cimeira sobre Refugiados promovida pelo Presidente dos Estados Unidos da América e ao final do dia estará novamente comBarackObama, numa recepção que este oferecerá aos chefes de Estado.
Hoje, Marcelo Rebelo de Sousa vai também prosseguir os encontros bilaterais - na segunda-feira reuniu-se com o rei de Espanha, os presidente do Brasil e da Guiné-Bissau - encontrando-se, pelo menos, com o Presidente de Moçambique, FilipeNyusi.
Esta 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU acontece a cerca de um mês da data prevista para o fim do processo de escolha do novo secretário-geral desta organização, cargo ao qual o antigo primeiro-ministro António Guterres é um dos candidatos.
Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Sampaio e António Guterres chegaram juntos a pé à sede da ONU, para participarem numa outra Reunião de Alto Nível sobre Migrantes e Refugiados.
O Presidente da República elogiou a política portuguesa de integração de migrantes e refugiados e presidiu a uma mesa redonda inserida nessa iniciativa, conjuntamente com o Presidente do México,EnriquePeñaNieto.
O chefe de Estado português chegou a Nova Iorque no domingo à noite, já de madrugada em Lisboa, e vai ficar nos Estados Unidos quatro dias, aproveitando esta deslocação para se encontrar com a comunidade portuguesa na vizinhaNewark, NovaJérsia, na quarta-feira.
A comitiva oficial desta visita, que termina na quinta-feira, inclui o antigo Presidente da República Jorge Sampaio e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Marcelo vai discursar perante Assembleia-Geral das Nações Unidas
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.